<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d33664156\x26blogName\x3dNOCTURNA\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://nocturnax.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://nocturnax.blogspot.com/\x26vt\x3d4160352302037276386', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

NOCTURNA

"...I carry the news of darkness and hope..."

« Página Principal | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo »

Damien Rice | The Gift

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting

A banda sonora deste meu segundo dia de folga já está escolhida. Vou ouvir os novos álbuns de Damien Rice "9" e The Gift "Fácil de Entender", este último composto por temas ao vivo da banda de Alcobaça. O post irá ter uma pequena particularidade, quase inédita no universo blogueiro, irá ser elaborado ao longo do dia com a minha opinião sobre os dois trabalhos. Por isso, esperem novidades em breve e, se possível, com alguma regularidade. Até já!

damien rice “9”
O novo trabalho do músico irlandês é um digno sucessor de “O”, editado em 2002. A primeira faixa, a minha preferida, é de uma extrema simplicidade musical. É uma balada de uma beleza única em forma de dueto entre Rice e Lisa Hannigan, chama-se “9 Crimes”. Podem ouvi-la clicando no link no final deste texto. As duas músicas que ouvimos de seguida, “Animals Were Gone” e “Elephant”, são quase o oposto uma da outra em termos vocais. Enquanto que a primeira apresenta um registo baixo e calmo, a segunda é um grito de desespero de Rice e é uma das que mais se assemelham às apresentadas no álbum anterior. Também gostava de referir “Sleep Don’t Weep” pela mágica e apaixonante letra. Conclusão, um álbum imprescindível para os fãs de Rice e uma excelente continuação do primeiro trabalho que nos apresentou há quatro anos. Para quem não conhece este artista (existirá ainda alguém? nem que conheça unicamente a arrepiante versão brasileira que fizeram de “The Blower's Daughter” e que passa numa novela qualquer) sugiro que antes de ouvirem este novo trabalho que ouçam o seu antecessor. Seria bastante interessante ver este músico ao vivo e tenho muita curiosidade em saber como será o próximo álbum…


Esta experiência pioneira não funcionou como desejava, dado que o servidor do Blogger encontrou-se durante quase toda a tarde em baixo. Apesar deste pequeno atraso volto daqui a pouco para concluir este post, ainda vivo, com a crítica ao mais recente trabalho dos The Gift.

the gift “fácil de entender”
Como já referi anteriormente, o novo álbum da banda de Sónia Tavares é composto por músicas ao vivo. Existem duas versões disponíveis, uma composta por um CD de áudio e um DVD (inclui make of de 35 minutos e galeria de fotos) e outra bem mais completa: com dois CDs e um DVD com mais extras do que o anterior. Aqui só vou falar sobre a parte de áudio deste produto e na versão de dois CDs. Desde que editaram o "Vinyl" que acompanho com bastante interesse o trabalho dos The Gift, logo esperava impacientemente pela saída de "Fácil de Entender". No geral, é um excelente cartão de visita, tanto para as pessoas que conhecem a banda de Alcobaça como para os que não a conhecem tão bem. Para quem já possui este artigo, sugiro que ouçam até ao fim a última faixa do segundo CD, pois acabei de descobrir lá uma música escondida. Trata-se de uma versão da música dos brasileiros Legião Urbana intitulada "Índios". Uma boa surpresa! A escolha das músicas que completam os dois CDs é muito boa, mas fiquei um pouco desapontado com duas coisitas. A primeira foi a minha música preferida desde sempre dos The Gift não ter sido incluida neste trabalho, trata-se de "Dream With Someone Else's Dream". A segunda foram as duas versões apresentadas da música que dá o nome ao álbum, "Fácil de Entender", tanto a versão ao vivo como a versão em estúdio com os novos arranjos não superam a simplicidade mágica da primeira versão, que saiu bem escondida no álbum AM-FM em que a voz de Sónia é acompanhada unicamente pelo som embalador do piano. No final deste texto podem ouvir esta mesma versão, além de uma (a minha preferida) das duas músicas inéditas apresentadas neste trabalho. Concluindo, um trabalho muito profissional que reflecte toda a dedicação dos The Gift à música que criam e apresentado numa embalagem muito bonita, que acompanha o design do novo site oficial. Um interessante presente de Natal, especialmente para os fãs da banda. Também sugiro a visita a este bastante completo blog. Esperamos agora pelo próximo álbum de originais de Sónia, Nuno, Miguel e John.


Photobucket - Video and Image Hosting

  1. Blogger Bruno Martins | 22/11/06 01:19 |  

    Fui ver o showcase deles ao vivo no Domingo na FNAC Coimbra. Ah pois é!! Fui lá comprar «O triunfo dos porcos» do George Orwell.

  2. Blogger Bruno Martins | 23/11/06 11:03 |  

    Damien Rice fenomenal, as usual...

deixa um comentário

    Creative Commons License
    Nocturna v3.1
    Hugo Silva © 2004-2007