<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/33664156?origin\x3dhttp://nocturnax.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

NOCTURNA

"...I carry the news of darkness and hope..."

« Página Principal | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo » | Próximo »

O Sono

Photobucket - Video and Image Hosting

 

A falta de sono pode afectar a capacidade de julgamento moral. As implicações desta descoberta podem ser úteis para cargos onde a concentração joga um papel crucial em decisões de vida ou morte, como na medicina ou nas forças armadas. A equipa de William Killgore, do Instituto Walter Reed de Investigação do Exército norte-americano, analisou 26 adultos saudáveis a quem foi pedido que julgassem se várias decisões tomadas face a dilemas morais seriam as mais apropriadas. Os voluntários foram ouvidos após uma boa noite de sono e após um longo período em que tinham sido privados de descanso. Quando não descansavam, os voluntários tinham mais dificuldade em responder de forma rápida quando eram confrontados com dilemas de ordem moral o que, segundo a equipa, revela que o cansaço é incompatível com a integração do processo cognitivo e emotivo numa tomada de decisão. "Quase todos nós somos confrontados com dilemas morais diariamente, mas com consequências menores. A ciência sabe hoje que a resposta a esses dilemas morais com que somos confrontados estão dependentes de factores fisiológicos, para além dos morais, religiosos e emocionais", diz Killgore. A equipa frisa, contudo, que a falta de sono não justifica um declínio na moralidade das tomadas de decisão ou do comportamento mas sim uma alteração da capacidade de resposta e uma maior flexibilidade no modo e pensar cada desafio que nos é colocado. "É um facto que a falta de sono afecta mais a capacidade de resposta a dilemas de ordem moral", acrescentam. A duração de um bom período de sono diário é, segundo os especialistas, de oito horas, de preferência, no período nocturno.

Fonte: Público

 

Acho que tenho que começar a dormir mais umas horitas...

deixa um comentário

    Creative Commons License
    Nocturna v3.1
    Hugo Silva © 2004-2007